Dicas

Prevenção de malformações

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, é um nutriente que participa de várias funções no organismo.

Para prevenir malformações no feto como espinha bífida e doenças do tubo neural, mulheres que planejam engravidar devem tomar ácido fólico por uma série de razões:

A ingestão da dose diária recomendada pelo médico de ácido fólico ao menos um mês antes de engravidar e durante o primeiro trimestre da gestação reduzem o risco do bebê ter problemas do tubo neural de 50 a 70 por cento.
Algumas pesquisas indicam que o ácido fólico pode ajudar a diminuir o risco de o bebê ter outros problemas, como lábio leporino e certos tipos de distúrbios cardíacos.

Seu corpo precisa do ácido fólico para produzir glóbulos vermelhos normais e prevenir a anemia. A falta de folato (ácido fólico) na alimentação pode levar a um tipo de anemia conhecido como anemia por deficiência de folato, cujos sintomas, como cansaço e fraqueza, são semelhantes aos da anemia por deficiência de ferro.

O folato é essencial na produção, na reparação e no funcionamento do DNA. A ingestão adequada de ácido fólico é especialmente importante para o rápido crescimento celular da placenta e do seu bebê.